Atividade 844866 - Av 4 - Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável
Período 27/03/12 00:00 à 06/07/12 23:59
Questão 1
Responda a afirmativa correta
Delineando as definições da Educação Ambiental, poderia ser citado vários autores, contudo, conforme Luiz (p.34) uma definição assume a forma mais completa, quando foi enfatizado o enfoque interdisciplinar para entendimento dos problemas ambientais, definido desta forma:
Educação como dimensão dada ao conteúdo e a prática da educação, orientada para a resolução dos problemas concretos do meio ambiente através de enfoques interdisciplinares e de uma participação ativa e responsável de cada indivíduo e da coletividade.
Esta definição pode ser encontrada na:
Alternativas
1 - Conferência de São Paulo
2 - Conferência de Brasília
3 - Conferência de Roma
4 - Conferência de Tbilisi
5 - Conferência de Dias
Questão 2
A Educação Ambiental está garantida e que cabe ao poder público “promover a educação ambiental em todos os níveis de ensino e a conscientização pública para a preservação do meio ambiente, porém onde está realçada esta garantia?
Alternativas
1 - Constituição da República Federativa do Brasil de 1988
2 - Constituição da República Federativa de Brasília de 1988
3 - Constituição da República Federativa Americana de 1988
4 - Constituição da República Federativa Romena de 1988
5 - Constituição da República Federativa de São Paulo de 1988
Questão 3
O que foi instituído, em que ano e que possui 21 artigos, despontando como um dirimidor de dúvidas pedagógicas sobre a natureza da educação ambiental, citado em Luiz (p. 39)?
Alternativas
1 - Política Nacional de Recursos Hídricos, 1999
2 - Política Nacional de Resíduos Sólidos, 1999
3 - Política Nacional de Educação Ambiental, 1999
4 - Política Nacional de Educação Ambiental, 1999
5 - Política Nacional de Ambiente Recuperado, 1999
Questão 4
No aspecto da Educação Ambiental a Lei 9795/99 enfatiza no art. 10, parágrafo 1º que a EA não deve ser implantada como disciplina específica no currículo de ensino. E, continua no parágrafo 3º, enfocando que nos cursos de formação e especialização técnico-profissional, em todos os níveis, deve ser incorporado conteúdo que trate da ética ambiental das atividades profissionais a serem desenvolvidas (LUIZ, p.40 e p.66).
Que aspecto da EA este artigo 10 retrata?
Alternativas
1 - Educação Ambiental transversal
2 - Educação Ambiental formal
3 - Educação Ambiental aplicativa
4 - Educação Ambiental sensitiva
5 - Educação Ambiental não formal
Questão 5
Assinale V para Verdadeiro e F para Falso.
As ações do Programa Nacional de Educação Ambiental (ProNEA) indicam linhas de ação (LUIZ, p. 53) por meio das quais se podem almejar os objetivos de uma ambiente equilibrado, tanto no que se refere aos aspectos naturais, quanto aos sociais, promovendo um desenvolvimento sustentável com qualidade de vida.
As linhas de ação do ProNEA são:
( ) Gestão e planejamento da EA no país;
( ) Formação de educadores e educadoras ambientais;
( ) Comunicação para EA;
( ) Inclusão da EA nas instituições de ensino;
( ) Monitoramento e avaliação de políticas, programas e projetos de EA.
Alternativas
1 - V, V, F, V, F
2 - V, F, V, V, F
3 - V, V, V, V, F
4 - V, V, V, V, V
5 - F, V, V, V, F
Período 27/03/12 00:00 à 06/07/12 23:59
Questão 1
Responda a afirmativa correta
Delineando as definições da Educação Ambiental, poderia ser citado vários autores, contudo, conforme Luiz (p.34) uma definição assume a forma mais completa, quando foi enfatizado o enfoque interdisciplinar para entendimento dos problemas ambientais, definido desta forma:
Educação como dimensão dada ao conteúdo e a prática da educação, orientada para a resolução dos problemas concretos do meio ambiente através de enfoques interdisciplinares e de uma participação ativa e responsável de cada indivíduo e da coletividade.
Esta definição pode ser encontrada na:
Alternativas
1 - Conferência de São Paulo
2 - Conferência de Brasília
3 - Conferência de Roma
4 - Conferência de Tbilisi
5 - Conferência de Dias
Questão 2
A Educação Ambiental está garantida e que cabe ao poder público “promover a educação ambiental em todos os níveis de ensino e a conscientização pública para a preservação do meio ambiente, porém onde está realçada esta garantia?
Alternativas
1 - Constituição da República Federativa do Brasil de 1988
2 - Constituição da República Federativa de Brasília de 1988
3 - Constituição da República Federativa Americana de 1988
4 - Constituição da República Federativa Romena de 1988
5 - Constituição da República Federativa de São Paulo de 1988
Questão 3
O que foi instituído, em que ano e que possui 21 artigos, despontando como um dirimidor de dúvidas pedagógicas sobre a natureza da educação ambiental, citado em Luiz (p. 39)?
Alternativas
1 - Política Nacional de Recursos Hídricos, 1999
2 - Política Nacional de Resíduos Sólidos, 1999
3 - Política Nacional de Educação Ambiental, 1999
4 - Política Nacional de Educação Ambiental, 1999
5 - Política Nacional de Ambiente Recuperado, 1999
Questão 4
No aspecto da Educação Ambiental a Lei 9795/99 enfatiza no art. 10, parágrafo 1º que a EA não deve ser implantada como disciplina específica no currículo de ensino. E, continua no parágrafo 3º, enfocando que nos cursos de formação e especialização técnico-profissional, em todos os níveis, deve ser incorporado conteúdo que trate da ética ambiental das atividades profissionais a serem desenvolvidas (LUIZ, p.40 e p.66).
Que aspecto da EA este artigo 10 retrata?
Alternativas
1 - Educação Ambiental transversal
2 - Educação Ambiental formal
3 - Educação Ambiental aplicativa
4 - Educação Ambiental sensitiva
5 - Educação Ambiental não formal
Questão 5
Assinale V para Verdadeiro e F para Falso.
As ações do Programa Nacional de Educação Ambiental (ProNEA) indicam linhas de ação (LUIZ, p. 53) por meio das quais se podem almejar os objetivos de uma ambiente equilibrado, tanto no que se refere aos aspectos naturais, quanto aos sociais, promovendo um desenvolvimento sustentável com qualidade de vida.
As linhas de ação do ProNEA são:
( ) Gestão e planejamento da EA no país;
( ) Formação de educadores e educadoras ambientais;
( ) Comunicação para EA;
( ) Inclusão da EA nas instituições de ensino;
( ) Monitoramento e avaliação de políticas, programas e projetos de EA.
Alternativas
1 - V, V, F, V, F
2 - V, F, V, V, F
3 - V, V, V, V, F
4 - V, V, V, V, V
5 - F, V, V, V, F